Pages

Dows Filmes Grátis

Visite-nos www.dowsfilmesgratis.in

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Zmodeler Tutorial Fazendo carros no Gta San Andreas

O tutorial:
Programas que serão usados :
Txd work shop
zModeler 2.1
Paint ou o Photoshop cs3
Baixar um carro desbloqueado .Feito isso você vai extrair o dff e o txd do carro numa pasta qualquer. Feito isso, você abre o txd do carro com o TXD WorkShop

O txd tem todas as textura do carro. O que é textura? São as fotos que marcam o carro como um motor, um painel e assim por diante.Caso não haja textura a peça fica branca, ele da a cor das peças e define o desenho. Logo mostro como texturizar uma peça.
Você abre o txd do carro clicando em open txd, Depois extraia as fotos que esta dentro clicando em Export e logo depois em Export all textures to bitmaps pode ser em PNG ou TGA mais ta tudo bem qualquer um deces...
Logo isso, ele irá pedir o local onde você quer que salve as imagens, escolha a pasta onde está o dff e o txd do carro.


Após isso abra com o TXD WorkShop o arquivo vehicle.txd que fica na pasta C:\Arquivos de programas\Rockstar games\GTA San Andreas\models\generic.

Façã a mesma coisa. Extraia as imagnes na pasta do carro tambem. O vehicle é a texturas dos faroes e algumas peças do carro. Por isso se você não extrai-la, vai fica branco.

Agora vamos abrir o zModeler


2º Passo: Abrindo o ZModeler, vá em File e clique na opção Import. Vá até a pasta do carro que quer modificar e ache o arquivo dff. Após seleciona-lo abrirá outras opções novas na parte de baixo, e na opção Preferable Textures selecione a opção BMP. Após isso abra o arquivo clicando em Open.
Obs: Caso você selecione o dff do carro e a opção Open estiver fechada, significa que este carro está bloqueado e não poderá ser alterado.
O carro abrirá no programa

Veja que na lateral esquerda tem um painel de controle com algumas opções
cada numero e uma coisa vejamos :
1. Serve para juntar duas peças em uma só.
2. Serve para deletar. (É mais facil selecionar e apertar Delete no teclado)
3. Serve para mover as peças para qualquer lado.
4. Serve para girar as peças.
5. Serve para aumentar a peça ou esticar.

Você pode testar cada uma dessas opções, são as mais importantes. As outras vocês vão aprendendo sozinhos com o tempo.

3º Passo: Trocando de Peça

Para começar a editar o carro você tem que começar a editar coisas fáceis ate pegar a prática. Começe trocando uma roda por exemplo.

Exemplo : Rodas

No quadrino branco ao lado do nome do carro desabilite a opçao fazendo o carro sumir da área de trabalho. Após isso, você ira fazer o mesmo procedimento que fez para abrir este carro com o outro carro que você quer pergar a roda e ache a roda do carro "wheel_rf_dummy" . Abre ele clicando no + e araste o roda (wheel_rf) ou (Wheel) para fora

Depois vá no nome do carro e aperte o + para deixar normal. Após isso, vc clica com o botao direito em cima do nome do carro que você pegou a roda, vá na opção Edit e clique em Delete deixando só a nova roda aparecendo na área de trabalho. Ache dentro a roda antiga abrindo o carro ali no + e delete. Agora Habilite novamante o quadradinho branco para voltar a aparecer o carro na área de trabalho, você verá seu carro ja com a roda nova. Agora araste a roda que você colocou la para dentro onde estava a antiga roda que você deletou. Pronto ela já ta no carro definitivamente.
Mais e agora a roda fico torta oq eu faço?
E so usar a ferramenta move .

Primeira coisa clice em Move quando a peça ficar azul, você pode move-la. Você tem que mover certinho a roda no centro, para explicar melhor tem uns quadradinhos verde (dummiy).
Eles comandam a peça. Se ela não tiver no lugar, ele vai ficar torto então ele que comanda o lugar certo, tipo na foto abaixo. O quadradinho verde tem que ficar certinho no meio da roda.


As cameras da area de trabalho...


No ZModeler, cada quadro onde aparece o carro tem uma opção no canto direito de cima em negrito. Aquela opção corresponde a camera em questão.
3D: Essa camera é apenas para olhar o carro. Como vai/está ficando.
Front: Essa camera é fixa, não se mexe
Left: Essa camera tambem não se mexe.
Top: Tambem não se mexe.
Back: Não se mexe.
Right: Não se mexe.
Botton: Não se mexe.
User: Serve para texturizar o carro.
Perspective: A melhor em questão. Mexe para qualquer lado igual a 3D e altera as peças tambem.
Agora voltando na roda, bom tudo certo, agora é so exportar o carro.
Va em File e clique na opção Export. terá agumas funções a mais além de exportar como como bloquear o dff.


1. Exportar.
2. Escolher onde vai salvar o dff.
3. senpre salve o carro com o mesmo nome orginal, como era savanna salve em savanna.Senão não, da erro no jogo.
4. Escolha a opção GTA San andreas.DFF
5. Em DFF Version selecione San Andreas
6. Ignore esta opção.
7. Clique em Export para finalizar e salvar
Agente vai ter que remontar o txd se nao a roda fica branca

4 Passo remontando o txd

Abra o txd do carro novamente no TXD WorkShop. Agora vamos adicionar as rodas que você colocou no seu novo carro.

Va na opção Image e clique em New .

Vai abrir um quadro de opções chamado New image. Nela você vai selecionar a opção 32 BPP como na imagem abaixo.
Você vai notar que vai aparecer uma nova imagem (32 BPP) junto das imagens do txd
(numero 2
da imagem abaixo )
Selecione ela e clique lá em cima na opção Import
(numero 1
da imagem abaixo )
Após isso vá na pasta do carro onde você pegou a roda nova e pegue a textura da roda
(numero 4
da imagem abaixo )
Marque bem o nome da textura, se possivel, copie este nome
(numero 6
da imagem abaixo )
Depois clique em abrir. Você ira notar que a textura que você importou substituiu a imagem do 32 BPP que havia ali

Dê dois cliques na nova textura
(numero 1 da imagem abaixo ).
Vai abrir uma caixa de texto chamada Image Proprties. Na opção Name, cole o nome da textura que você copiou
(numero 2
da imagem abaixo)
, marque a opção Compressed e dê OK
(numero 3 e 4 da imagem abaixo )


Pronto agora e so clicar na opção save txd
(numero 5 da imagem abaixo)
Retirado do blog : http://gtasanandreasextreme.blogspot.com

13 comentários:

  1. AFF ALGUEM AI SABE ME RESPONDE COMO AUMENTA O TAMANHO DAS RODAS NO ZMODELER ?? E COMO FAZ PRA APARECER AS RODAS NO JOGO MAIOR ? PQ QUANDO AUMENTO ELAS NO PROGRAMA!! QUANDO COLOCO NO JOGO!! ELAS FICAM MENORES DE NOVO!!! PQ ???

    ResponderExcluir
  2. alguem ae me ajuda a faze carro por msn : mano_pc.pc@hotmail.com grato desde ja xD :)

    ResponderExcluir
  3. Cara para almentar a roda é só ir em Modify>>Scale>>e vai no quandradinho do lado e desmarca Base to Pivot

    ResponderExcluir
  4. Ola para almentar vc tenque ter as opções no lado da tela ou em qualquer lugar se não tiver vai em view la em cima e qlica em roters na primeira opção voce clicka ai sim vai te um menu de opções vai em modifile ai vai em scale e click na roda vai fica reduzindo e deixando grande conforme vc fica clickando para os lados. é isso ai amigo flw, qualquer coisa só pedi.flw

    ResponderExcluir
  5. o problema eh o handling do carro que faz as rodas fica pequena

    ResponderExcluir
  6. nao consigo abrir arquivos .dff quando eu abro fecha sozinho

    ResponderExcluir
  7. alguem pode me ajudar a extrair um skin q eu fiz pro gta é q el~e fica com 0 bytes toda vez
    contato pelo msn: ericlys-gato@live.com

    ResponderExcluir
  8. ALGUEM PODE ME DIZER COMO EU FAÇO PARA A RODA GIRAR DO LADO CERTO. TIPO QDO EU FAÇO ELA AI EU INSTALO NO GTA E ELA RODA DE LADO .

    ResponderExcluir
  9. ola alguem pode me ajudar quando eu diminuo a caixa de som ele so diminui a altura alguem pode me dizer como diminui o comprimento ?

    ResponderExcluir
  10. Faz um vídeo, teria mais vantagem!

    ResponderExcluir